O Medo nas crianças de Clarice Lispector (Carolina Luiza Prospero)

criança com medo“Neste trabalho, buscaremos investigar a temática do medo em contos de Clarice Lispector que tenham crianças como personagens principais. O medo está presente em muitas das narrativas da autora, assumindo um papel de destaque no desenvolvimento de suas histórias. No caso da infância, ele surge como resposta à prematuridade das descobertas que a autora impõe às suas personagens. Comparando os textos de Lispector com alguns dos mais famosos contos da literatura de horror – como William Wilson e O gato preto, de Edgar Allan Poe – esperamos esclarecer os elementos que aproximam e que afastam a autora deste gênero literário, investigando o seu papel nesta tradição”.

Leia aqui o ensaio completo.

(*)Esse ensaio foi publicado originalmente Anuário de Literatura vol. 13, n. 2, 2008. Republicamos aqui, com autorização da própria autora, com fins puramente acadêmicos.

 

 

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: