Formas e funções do grotesco na narrativa decadente (Daniel Augusto P. Silva)

15514122457“O objetivo deste trabalho é investigar como o grotesco se manifesta na narrativa decadente, quais são seus efeitos de recepção e por que foi sistematicamente empregado na literatura fin-de-siècle. Ao longo do ensaio, defenderemos a hipótese de um grotesco decadente, que teria apresentado características formais específicas. Observamos que, além de estarem associadas a doenças e a comportamentos sexuais entendidos como transgressivos, as figuras grotescas da Decadência literária são apresentadas a partir de uma linguagem bastante hermética, detalhista e pictórica, típica da écriture artiste. Para demonstrarmos algumas dessas configurações, analisamos o conto “Morte do Palhaço” (1914), de Gonzaga Duque.”

Leia aqui o artigo completo.

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente nos Anais do XIV Congresso Internacional Abralic (2019). Republicamos aqui, com autorização do próprio autor, com fins puramente acadêmicos.

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: