O realismo grotesco e o grotesco onírico em “Romance Negro”, de Rubem Fonseca (Luís Otávio Hott)

Resultado de imagem para romance negro rubem fonseca“O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias narrativas que viabilizam a representação da estética do realismo grotesco no conto “Romance negro”, presente na obra Romance negro e outras histórias, de Rubem Fonseca, propondo a consideração desta estética literária operando a partir de duas vias principais na obra do autor: a realidade grotesca, abjeta, assustadora, aterradora; e a realidade dos sonhos, o onirismo como forma de escapar da realidade e criar assim uma realidade própria, que serve como forma de protesto frente ao mundo reificado da sociedade capitalista moderna. Ambas representações são atingidas através de suas relações com a estética do grotesco, concebida por sua capacidade de unir paradoxos, neste caso, o paradoxo do sonho e da realidade.”

Leia o ensaio completo aqui.

(*)Esse ensaio foi publicado originalmente na Revista Scripta, v. 20, n. 39 (2016). Republicamos aqui, com autorização dos próprios autores, com fins puramente acadêmicos.

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: