Múltiplo e maldito: o marquês de Sade (Eliane Robert Moraes)

     Resultado de imagem para marques de sade  “Foi (…) na prisão, que Sade escreveu o primeiro grande romance, Os 120 dias de Sodoma, onde explicitou as bases de seu sistema filosófico por meio da progressão de seiscentas paixões sexuais classificadas em quatro classes – simples, complexas, criminosas e assassinas. Estava dado o primeiro e definitivo passo da trajetória de um escritor que, até o final da vida, se dedicou com rigor e paixão a provar que a liberdade humana só se realiza plenamente no mal.
Para tanto, ele elegeu como personagem central de sua ficção a figura do libertino. Por certo, entre seus contemporâneos não havia quem melhor expressasse o egoísmo aliado ao prazer na crueldade. Mas o marquês não se contentava em ser apenas um historiador da libertinagem: sua literatura filosófica, a exemplo de outras obras do Século das Luzes, pretendia examinar o homem em profundidade, conhecê-lo nas singularidades mais obscuras, dissecá-lo se necessário. Sade levou a extremos os ideais da razão iluminista, dotando seus devassos de uma liberdade absoluta para realizar a mais acabada fantasia sobre os limites da condição humana.”

Leia o ensaio completo aqui.

(*)Esse ensaio foi publicado originalmente em A Ideia – Revista de cultura libertária (Portugal), v.19, p. 201-205, 2016. Republicamos aqui, com autorização da própria autora, com fins puramente acadêmicos. 

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: