A face negra de Alexandre Herculano: visões históricas do mal na construção do sobrenatural em “A Dama Pé de Cabra” (Ana Márcia Alves Siqueira & Felipe Hélio da Silva Dezidério)

principal-1-059“Gênero que desperta interesses distintos na história e na crítica literária, a literatura noir, como ficaram conhecidas as histórias sobrenaturais do século XIX, apresenta diversas vertentes ainda não exploradas. Em Portugal, Alexandre Herculano consolida-se como o precursor das novelas históricas, resultantes da harmonia de seu trabalho de recolha das fontes históricas lusitanas e de seu projeto estético romântico. A obra de Herculano, contudo, revela um lado sombrio pouco estudado, influência do conto noir francês, das baladas de terror inglesas e das narrativas tétricas alemãs. O presente trabalho propõe-se a analisar os processos de construção da atmosfera negra no conto ‘A Dama Pé de Cabra‘, bem como investigar a estratégia de conciliação da visão sobre o Mal da medievalidade em projeto romântico.”

Leia o ensaio completo

(*)Esse ensaio foi publicado originalmente na Revista Abril – Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, v. 4, n. 8. Republicamos aqui, com autorização dos próprios autores, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Uma resposta para “A face negra de Alexandre Herculano: visões históricas do mal na construção do sobrenatural em “A Dama Pé de Cabra” (Ana Márcia Alves Siqueira & Felipe Hélio da Silva Dezidério)

  • A face negra de Alexandre Herculano: vis&otild...

    […] "Gênero que desperta interesses distintos na história e na crítica literária, a literatura noir, como ficaram conhecidas as histórias sobrenaturais do século XIX, apresenta diversas vertentes ainda não exploradas. Em Portugal, Alexandre Herculano consolida-se como o precursor das novelas históricas, resultantes da harmonia de seu trabalho de recolha das fontes históricas lusitanas e de seu…  […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: