A vida sem qualidade: o efeito catártico da Literatura Gótica (Maria Antónia Lima)

livros-antigos_21095604“Permitindo-nos confrontar o terror subjacente ao nosso tempo, a literatura gótica concede-nos um elevado grau de resistência aos aspetos mais negativos da existência. Por nos colocar em contacto muito próximo com o mal e a morte, este modo literário reactiva em nós os mais elementares desejos de uma vida mais intensa e justa, onde os valores éticos sejam rapidamente resgatados. Ao representar, através das suas personagens mais negras, a nossa própria perda de fé num mundo que permite o holocausto e o genocídio, construindo, ao mesmo tempo, um retrato sombrio de uma civilização Ocidental estilhaçada por traumas sociais e pessoais, a melhor ficção gótica apresenta-se, hoje em dia, como um dos mais eficazes meios de aprofundamento de consciências, sem as quais nunca se viverá plenamente. Reunindo todas as energias para exorcizar demónios que, longe de se apoderarem somente de personagens de ficção, possuem uma terrível atração pela vida de todos nós, os escritores góticos sabem, como o padre Merrin, em The Exorcist, que “the demon’s target is not the possessed; it is us … the observers … every person in this house”. Expondo o vazio de uma vida sem qualidades, o Gótico criará, assim, um efeito catártico necessário a uma muito desejada e efetiva libertação.”

Leia o ensaio completo

(*)Esse ensaio foi publicado originalmente na Revista de Letras, II, n.º 11Republicamos aqui, com autorização da própria autora, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: