Entre o horror e a beleza: a sublime estética gótica dos filmes de Guillermo Del Toro (Alessandro Yuri Alegrette)

o-labirinto-do-fauno“Este artigo procura apontar alguns aspectos peculiares e importantes sobre a criação de efeitos de horror nos filmes Cronos, A Espinha do Diabo e O Labirinto do Fauno, dirigidos pelo diretor mexicano Guillermo Del Toro. Em sua filmografia, Del Toro revisita temas e motivos encontrados em um gênero que contribuiu de forma significativa para a evolução e popularização do horror cinematográfico: o gótico. Além disso, todos os filmes de Del Toro têm cenas de grande impacto visual, nas quais é criada uma relação de ambivalência entre o horripilante e a beleza. Assim, procuramos demonstrar a sublime estética das produções de Del Toro, que tem suas origens na tradição gótica inglesa dos séculos XVIII e XIX, nos contos de fadas e em narrativas de autores do terror moderno, tais como H. P. Lovecraft e também nos filmes clássicos de horror gótico.”

Leia o ensaio completo

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente na Revista Abusões, nº 02. Republicamos aqui, com autorização do próprio autor, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Uma resposta para “Entre o horror e a beleza: a sublime estética gótica dos filmes de Guillermo Del Toro (Alessandro Yuri Alegrette)

  • Entre o horror e a beleza: a sublime est&eacute...

    […] "Este artigo procura apontar alguns aspectos peculiares e importantes sobre a criação de efeitos de horror nos filmes Cronos, A Espinha do Diabo e O Labirinto do Fauno, dirigidos pelo diretor mexicano Guillermo Del Toro. Em sua filmografia, Del Toro revisita temas e motivos encontrados em um gênero que contribuiu de forma significativa para a evolução…  […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: