Lygia Fagundes Telles e Edgar Allan Poe: diálogos intertextuais (Ana Luiza Silva Camarani e Paulo Sérgio Marques)

gothic_garden_by_eterealfog

“Se levarmos em conta que a narrativa fantástica estruturou-se como uma categoria literária a partir do romantismo europeu, constataremos que há mais de dois séculos faz parte integrante da história literária ocidental. Por razões diversas, que dizem respeito às flutuações da moda, da política ou da história, ora participa da movimentação cultural e social, ora se eclipsa. Na literatura brasileira contemporânea, Lygia Fagundes Telles vem resgatar a literatura fantástica, inovando-a, ao mesmo tempo em que se volta para a tradição da categoria. Essa recuperação é feita pelo procedimento da intertextualidade, por meio de alusões a narrativas fantásticas dos séculos XIX e XX; dentre elas, destaca-se o diálogo intertextual que elabora com a obra de Edgar A. Poe, estabelecendo um espaço do encontro entre formações discursivas: do autor/narrador, do leitor e da tradição literária.”

Leia o ensaio completo

(*)Esse ensaio foi publicado originalmente na Revista Fronteiraz, nº 03. Republicamos aqui, com autorização dos próprios autores, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Uma resposta para “Lygia Fagundes Telles e Edgar Allan Poe: diálogos intertextuais (Ana Luiza Silva Camarani e Paulo Sérgio Marques)

  • Lygia Fagundes Telles e Edgar Allan Poe: di&aac...

    […] "Se levarmos em conta que a narrativa fantástica estruturou-se como uma categoria literária a partir do romantismo europeu, constataremos que há mais de dois séculos faz parte integrante da história literária ocidental. Por razões diversas, que dizem respeito às flutuações da moda, da política ou da história, ora participa da movimentação cultural e social, ora…  […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: