O espaço como elemento irradiador do medo no conto Uma noite sinistra, de Afonso Arinos (Bruno Silva de Oliveira)

dead_desert_by_limontea-d62dugk“Nas atuais pesquisas sobre Teoria Literária que focam o espaço, não se pensa mais que esse elemento diegético é um mero pano de fundo; vislumbra-o como um fator de grande importância para o desenvolvimento e à análise da narrativa. O espaço é um elemento dinâmico que está em constante transformação, construído a partir da intencionalidade do narrador, retrata os sentimentos das personagens que ele encera; estabelecendo uma relação de interdependência constitutiva entre os dois, pois é por meio do espaço que a personagem se materializa, ele “só existe porque se faz natureza em que o homem se penetra” (GOULART, 2012, p. 58), ou seja, o espaço sofre e exerce influência das/sobre as personagens.”

Leia o ensaio completo

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente em 2014 nos Anais do II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional. Republicamos aqui, com autorização do próprio autor, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: