Do castelo ao casarão: reverberações do gótico inglês no regionalismo brasileiro (Alexander Meireles da Silva)

Ron+Erwin-Getty+Images“Se existe uma concordância crítica sobre a influência da França em relação à formação da Literatura Brasileira, o mesmo não pode ser dito da cultura inglesa. No entanto, e ao contrário da visão comumente aceita de que a cultura inglesa exerceu pouca influência sobre nossa formação literária, se pode observar desde o Romantismo o diálogo consistente estabelecido entre a tradição da vertente romanesca do romance gótico inglês e os artistas nacionais. Esta literatura desembarcou ainda na segunda década do século XIX via edições portuguesas ou traduções francesas, vindo abastecer o meio intelectual brasileiro de românticos como José Alencar, Bernardo Guimarães e Álvares de Azevedo, apenas para citar os nomes que tiveram inegável contato com esta literatura. Mais uma vez, e semelhante aos monstros que buscam sobreviver a todo custo, o gótico se adaptou ao meio brasileiro. Dentro deste quadro, como este trabalho pretende demonstrar, existe uma nítida presença no Regionalismo brasileiro, desenvolvido desde o Romantismo, de obras cuja estrutura se assemelha às encontradas no gótico inglês. Para a demonstração desta afirmação se tomará como corpus de análise os contos ‘A marca da besta’ (1890), do britânico Rudyard Kipling e ‘Lobisomem’ (1931), do brasileiro Valdomiro Silveira, duas obras centradas na figura do lobisomem.”

Leia o ensaio completo

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente em 2014 nos Anais do II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional. Republicamos aqui, com autorização do próprio autor, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: