Aspectos do Gótico e do Fantástico em Théophile Gautier (Amanda Fratucci)

lamorteamoureuse“O conto fantástico é uma das produções mais características da narrativa no século XIX. Ele nasce como modalidade literária no início do século no Romantismo alemão, com a intenção de representar o mundo interior e subjetivo da mente, da imaginação humana, conferindo a ela uma importância maior do que a da razão e realidade. Porém, antes disso, já na segunda metade do século XVIII, o romance gótico na Inglaterra havia explorado temas e ambientes que serviriam de base ao fantástico. Na França, a literatura fantástica está muito ligada ao período do Romantismo. Segundo Pierre-Georges Castex (1962), no Romantismo, o gosto pelo sobrenatural, pelo mistério e a procura pelo absoluto deram abertura à grande produção de contos fantásticos que teve uma grande influência de E.T.A. Hoffmann, influência essa que pode ser verificada em Théophile Gautier. Uma das narrativas fantásticas mais representativas de Théophile Gautier é ‘La morte amoureuse, publicada em 1836. Esse texto, ao mesmo tempo em que apresenta componentes advindos do romance gótico, estrutura-se como narrativa fantástica, apresentando elementos que causam ambiguidade fantástica. Este artigo busca, portanto, verificar os aspectos da literatura gótica no conto selecionado, bem como os elementos que o caracterizam como uma narrativa fantástica.”

Leia o ensaio completo

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente nos Anais do SILEL 2013. Republicamos aqui, com autorização da própria autora, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: