“A produção literária de Howard Philips Lovecraft (Providence, Rhode Island,1890-1937) inscreve-se no domínio da Literatura Fantástica, aproximando-se de Edgar A. Poe, na criação de mundos fantásticos peculiares, dominados pelo horror. Estes expressam, frequentemente, a pequenez, a solidão e insignificância do ser humano, no seio de um universo infinito, amoral, hostil e desprovido de significado. Neste contexto, o medo é gerado não apenas pelos monstros provenientes do espaço cósmico ou de eras remotas, mas por uma consciencialização da situação do Homem no mundo.”
(*) Esse ensaio foi publicado originalmente na Revista Máthesis, nº 22, 2013. Republicamos aqui, com autorização da própria autora, com fins puramente acadêmicos.
8 agosto, 2016 at 10:10
[…] "A produção literária de Howard Philips Lovecraft (Providence, Rhode Island,1890-1937) inscreve-se no domínio da Literatura Fantástica, aproximando-se de Edgar A. Poe, na criação de mundos fantásticos peculiares, dominados pelo horror. Estes expressam, frequentemente, a pequenez, a solidão e insignificância do ser humano, no seio de um universo infinito, amoral, hostil e desprovido de significado. Neste contexto, o medo é gerado não… […]