A imagética do medo no Epilogue: The Photographer de Alice Munro: o Gótico na literatura canadense (Raphael Carneiro)

Shadows2“Alice Munro, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura (2013), é reconhecida como uma das grandes escritoras de narrativas curtas contemporâneas. O único romance da escritora, Lives of Girls and Women (1971), que na verdade se assemelha mais a um conjunto de narrativas curtas interligadas, reúne episódios da vida da narradora Del Jordan, à medida que amadurece na pequena cidade de Jubilee em Ontário, no Canadá, rumo à construção de sua identidade como escritora. Este trabalho objetiva analisar e descrever como o medo é representado na narrativa do epílogo The Photographer, tendo em vista a evocação imagética do medo. Com base em estudos sobre as arquiteturas do medo, literatura canadense, narrativas curtas e escrita feminina, buscamos contribuir para uma caracterização do gótico em uma manifestação narrativa específica de Munro, a partir da ficcionalização do medo. Exploramos como o medo é ficcionalizado em imagens descritas por Del, bem como a função que desempenha na construção narrativa da realidade da personagem. Em linhas gerais, o medo é representado por meio de descrições do espaço, de personagens e de acontecimentos da narrativa. Notamos a presença do gótico na imagética do medo evocada por meio de distorções e deformações geradoras de efeitos insólitos. O medo emana, principalmente, da personagem cujo nome intitula o epílogo, e da natureza de suas fotografias. A ficcionalização das experiências de Del em elementos assustadores revela um mundo secreto e sombrio, de escândalo e morte, que jaz sob a camada da vida cotidiana provincial.”

Leia o ensaio completo

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente nos Anais do CENA IV, v.2. Republicamos aqui, com autorização do próprio autor, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: