A manifestação do insólito e sua relação com o medo no Visconde e no Cavaleiro, de Italo Calvino (Helen Rocha)

“O medo é um sentimento que assola todo ser vivente. Ele nos ameaça física e psicologicamente, podendo surgir daquilo que conhecemos ou não. Assim, podemos afirmar que o insólito é um elemento causador de medo justamente por não ser objeto de nossa experiência. Por isso, sabendo que em algumas narrativas fantásticas a ação da leitura pode gerar o sentimento de medo, e o “inquietante”, de Freud (2010), este artigo tem como tema analisar o tratamento do insólito e como ele é um elemento causador de medo, a partir do corpo de dois personagens de Italo Calvino: o Visconde e o Cavaleiro, presentes nos livros O Visconde Partido ao Meio e O Cavaleiro Inexistente. Pretendemos, ainda, investigar que sentidos o insólito desencadeia no contexto narrativo, verificando as imagens que são formadas a partir dele. Para tal fim, tomaremos como fundamentação teórica obras que tratam da especificidade da literatura fantástica, elegendo como obras básicas para sua compreensão os estudos de David Roas (2001), Filipe Furtado (1980), Lenira Marques Covizzi (1978) e Howard Phillips Lovecraft (1987). Para os estudos sobre o medo e o sentimento “inquietante”, elencamos Freud (2010), Zygmunt Bauman (2008) e Jean Delumeau (2007).”

Leia o ensaio completo

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente nos Anais do CENA IV, v.2. Republicamos aqui, com autorização da própria autora, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: