A representação do medo em The Erlking de Johann Goethe e Erl-King de Angela Carter (Maísa Trevisoli)

“Este trabalho pretende refletir sobre como o medo se configura em um poema e em uma narrativa e qual o efeito desse medo em ambos. Mais especificamente, estudaremos como o medo é tratado pelo eu-lírico na balada de Johann Goethe, The Erlking, e pelos personagens da releitura da lenda Erlking, realizada pela escritora Angela Carter. Carter traz uma protagonista forte, que, ao se envolver intimamente com o rei dos elfos, Erl-king, vê-se encurralada e amedrontada ao notar que sua vida está em risco, mas não se deixa abater, tomando providências que a salvam. Goethe escreve a história de um pai e seu filho, que se vê atormentado pelo rei do elfos, e, por se negar a acompanhá-lo, é morto pelo nobre. Essas histórias foram influenciadas pela balada escandinava, Elveskud, sobre a vingança planejada pelas filhas do rei dos elfos contra Olav, um homem prestes a se casar, que recusa as investidas amorosas feitas pelas filhas por amor a sua amada. Ao observar o medo nas obras analisadas, percebe-se a diferença na natureza deste sentimento. Na obra de Goethe, observa-se o medo do desconhecido, da criatura difundida pelo mito. No caso da protagonista de Carter, esta se vê cercada de avisos e advertências contra a criatura da floresta, mas prefere ignorá-los e se deixar seduzir pelo Erl-king. Seu mecanismo de autopreservação só é ativado quando ela sente que está se perdendo, quando percebe que sua voz e sua essência estão em perigo.”

Leia o ensaio completo

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente nos Anais do CENA IV, v.2. Republicamos aqui, com autorização da própria autora, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: