O Intruso, de H.P. Lovecraft: uma análise do Gótico (Emílio Ribeiro e Jorge de Mendonça Júnior)

“O gótico permeia obras literárias até os dias de hoje e tem sido definido de acordo com a ênfase na exploração da estética do medo e a relação entre realidade e fantasia. Foi com Howard Phillips Lovecraft (1890 – 1937) que o gênero se desenvolveu de forma mais bem delimitada e ganhou contornos mais definidos, pois, além de ter produzido uma grande quantidade de contos góticos, criando seu próprio subgênero, o chamado Horror Cósmico, o autor teorizou sobre a literatura de horror, publicando suas idéias no ensaio Horror Sobrenatural em Literatura, em 1927. Entre os contos góticos escritos por Lovecraft está O Intruso (1926), obra em primeira pessoa que narra uma passagem da vida de um indivíduo solitário e de sua tentativa de fuga do castelo no qual vivia prisioneiro. O presente trabalho se propôs a realizar uma análise da constituição gótica da referida obra do autor americano. Com base em discussões teóricas sobre a literatura gótica a partir de autores como Goddu (2000), Hogle (2002), Lovecraft (2005) e Savoy (2002), a pesquisa destacou, no conto em análise, a utilização do conceito de Uncanny e a condição trágica de isolamento do protagonista e seu caráter duplo, entre outros aspectos.”

Leia aqui o ensaio completo

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente na Revista Colineares, n. 1., v.1, 2014. Republicamos aqui, com autorização dos próprios autores, com fins puramente acadêmicos.

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Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Uma resposta para “O Intruso, de H.P. Lovecraft: uma análise do Gótico (Emílio Ribeiro e Jorge de Mendonça Júnior)

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