Sob o signo do gótico: o romance feminino no Brasil, século XIX (Zahidé Lupinacci Muzart)

“Neste artigo, meu principal objetivo foi o de fazer um estudo do romance escrito por mulheres, no Brasil. Estudarei somente os romances que intitulei “de aprendizagem” e que são romances que se tornam ensaios por parte dessas escritoras de um livro só. Por aprendizagem, não quero falar de bildungsroman não é nesse sentido, no sentido da educação formal e familiar. Mas é sim no sentido da aprendizagem do ofício de escritora. Vou comentar a escolha do estilo gótico, que sempre atraiu as inglesas e minha pesquisa agora conclui que atraiu sobremaneira as escritoras brasileiras do século XIX.”

Leia o ensaio completo

(*) É com grande pesar que comunicamos o falecimento, no dia 28 de outubro de 2015, da Profa Dra Zahidé Lupinacci Muzart. Zahidé foi professora Literatura Brasileira na UFSC, onde permaneceu, mesmo depois de se aposentar, como orientadora de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação. Sua extensa pesquisa teve como tema principal a escrita feminina, sobretudo no século XIX, e trouxe contribuições importantes para a recuperação de romances de escritoras no Brasil. Publicamos aqui um de seus ensaios com o desejo de que seu trabalho continue suscitando profícuas reflexões sobre os Estudos Literários em nosso país.

(**) Esse ensaio foi publicado originalmente na revista Veredas em 2008. Republicamos aqui, com autorização da família da autora, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: