Manifestações do Gótico na literatura regionalista de Bernardo Élis: A Virgem Santíssima do quarto de Joana (Fabianna Simão Bellizzi Carneiro)

Dark-room-stock2998-large“O presente artigo aborda a opressão e aviltamento de personagens femininas na literatura brasileira em um período no qual a autoria feminina não era acentuada no cenário literário e artístico: o ocaso do Romantismo e as primeiras décadas do Modernismo. Ainda mais instigante torna-se a questão ao fazermos incursão pelo interior do Brasil e pinçarmos obras que dialogaram com aspectos muito próprios da escrita europeia dos oitocentos: o fantástico. Autores como Bernardo Guimarães, Hugo de Carvalho Ramos, Monteiro Lobato e Bernardo Élis passearam com bastante desenvoltura pela literatura fantástica europeia e compuseram narrativas que deixam explícitos temas como medo, horror, morte, espaços hostis e soturnos e toda uma ambientação que nos remete aos romances ingleses e alemães do século XIX. Objetiva-se, portanto, perscrutar esses pontos de contato entre as narrativas regionalistas brasileiras e as narrativas europeias fantásticas, a partir de análises do conto “A Virgem Santíssima do quarto de Joana” (1975). Trata-se de um trabalho analítico, cuja metodologia pauta-se em pesquisa bibliográfica que será devidamente referenciada ao longo do texto.”

Leia o ensaio completo

(*) Esse ensaio foi publicado originalmente na Revista E-scrita, v. 6, nº 2. Republicamos aqui, com autorização da própria autora, com fins puramente acadêmicos.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: