O lugar enquanto emanação do terror (Maurício Cesar Menon)

7354504_Y8epD“O lugar encontra, em nossa vida, um espaço afetivo de singular importância capaz de delinear os contornos de nossa própria existência. É nele que nascemos e que nos identificamos culturalmente e socialmente, mas também é nele que morremos e deixamos a nossa memória. Essa memória pode tornar-se, também, parte integrante do lugar, ajudando a escrever a história deste.

Construída de diferentes maneiras, tal memória pode ser constituída de fatos que trazem à tona momentos felizes, momentos de grande decisão, momentos trágicos e por vezes, até, momentos que guardam uma aura de mistério ou de terror. Geralmente quando se dá este último aspecto da memória ligada ao lugar, cria-se ao redor dele uma atmosfera fantástica que pode passar a gerar outras histórias do mesmo cunho.

Há muito lugares ao redor do mundo que encontram-se envoltos por uma atmosfera de mistério. Visita-se o castelo de Drácula na Romênia, onde viveu o príncipe Vlad Tepes, espaço figurativo do romance homônimo de Bram Stocker; visitam-se os castelos ditos assombrados da Inglaterra, espaços que deram origem a muitas das histórias inglesas de fantasmas; viaja-se até Loch Ness, na Escócia, na esperança de se ver um monstro emergir das profundezas do lago escuro, mesmo já desmentida a lenda. Eis aí apenas alguns dos constructos ligados ao imaginário de lugares onde a fantasia e mistério mesclam-se à realidade, tornando as fronteiras entre o real e o irreal, muitas vezes, indefinidas.”

Leia o ensaio completo

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Uma resposta para “O lugar enquanto emanação do terror (Maurício Cesar Menon)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: