Figurações do Gótico em “O Fantasma da Ópera”: interseções entre a literatura e o cinema (Diogo dos Santos Souza e Luiza Rosiete Gondin Cavalcante)

“As relações intersemióticas entre a literatura e o cinema são cada vez mais evidenciadas e estudadas em âmbito acadêmico sob variados enfoques teóricos, mostrando, principalmente, as diferentes forimages-1mas que o texto literário pode assumir quando apropriado pelo discurso cinematográfico. Nessa perspectiva, a proposta inicial do presente trabalho se direciona em apresentar a presença de elementos góticos na construção da narrativa literária do livro O fantasma da ópera, do escritor francês Gaston Leroux, publicado em 1911. Para dialogar com essa leitura, entre as muitas adaptações fílmicas já produzidas, ou baseadas livremente no livro mencionado, escolhemos a versão homônima do diretor estadunidense Joel Schumacher, lançada em 2004.”

Leia o ensaio completo

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: