Insólito e medo: o imaginário simbólico das lendas urbanas (Sylvie Dion)

8eca50bb005f87635c5a94c04a70f94e“As lendas urbanas são narrativas coletivas, carregadas de efeito de verdade e de apelo à autoridade, e fazem parte do conhecimento popular e da cultura informal. História exemplar, a lenda urbana permeia nossas conversas mais quotidianas. Recebe-se todo dia, por e-mail, alertas apoiados em uma história um pouco sórdida, prevenindo-nos dos numerosos perigos da vida moderna: o consumo de aspartame provoca doenças neurológicas? McDonald’s oferece realmente 100% de carne bovina? Nosso telefone celular pode provocar câncer no cérebro? Uma simples lata de cerveja mal lavada poderia infectar-nos com leptospirose?

Mas o que nos revelam todas estas pequenas anedotas imaginárias? No âmbito deste trabalho, iremos primeiramente apresentar e definir a lenda urbana como prática narrativa contemporânea, comparando-a aos gêneros semelhantes, que são a lenda tradicional, o fait divers e o boato, para em seguida tentar identificar os lugares de medo e de angústia a partir do seu conteúdo e tentar resgatar o universo simbólico.”

Leia o ensaio completo

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Uma resposta para “Insólito e medo: o imaginário simbólico das lendas urbanas (Sylvie Dion)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: