“Os escritores de literatura de expressão de língua inglesa, o escocês Walter Scott (1771-1832) e o americano Howard Phillips Lovecraft (1890-1937), podem ser aproximados, dentre outras possibilidades, quando tratamos acerca da escritura da vertente gótica. Considerando a cuidadosa lapidação do espaço artístico, essa aproximação torna-se bastante pertinente, pois, em ambos os escritores, nota-se que o trabalho minucioso desta categoria privilegiada do texto literário gótico visa justamente à autenticação dos efeitos de sentidos fantasmagóricos que se sedimentam sob o viés de hesitações, que oscilando entre o ‘real’ e as possibilidades infinitas advindas do ‘irreal’, abrigam as esferas do medo e do terror. Para tal análise e considerações críticas acerca dessa aproximação, abordaremos os contos ‘The tapestried chambre’ (1828), de Scott, e ‘The Dreams in the Witch House’ (1933), de Lovecraft, em que se observa a construção de um espaço de onde emana justamente a ambiguidade que afeta o leitor seja da época de Scott, bem como a de Lovecraft. Não obstante, a espacialidade, os objetos e o mobiliário são fatores cruciais na construção do medo, suscitando, inclusive, o que entendemos ser a topoanálise do espaço gótico.
3 de novembro de 2014
3 novembro, 2014 at 16:47
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