Dor, Horror e Crueldade no Insólito Ficcional: A abjeção no conto “A causa secreta” de Machado de Assis (Mariana Silva Franzim)

“O presente artigo traz uma análise do conto ‘A causa secreta’, de Machado de AssisScreen Shot 2015-04-04 at 6.00.02 PM, publicado originalmente em 1885. O conto narra a sucessão de fatos que envolvem o encontro de três personagens: Garcia, jovem médico, Fortunato, capitalista e Maria Luísa, a submissa esposa do último. Os pontos a serem analisados passam pela questão do olhar na obra machadiana, a perversão, o sentimento de Schadenfreude (prazer na dor alheia), o monstruoso e a abjeção. O conto é narrado em terceira pessoa, por um narrador que assume o caráter de um voyeur que espia os fatos de muito perto, porém permanece oculto no desenrolar da trama. O narrador se propõe a voltar no tempo e contar uma história que leve o leitor até uma cena descrita de forma estática no início do conto, e que justifique as situações que a antecederam. Durante a análise do conto serão abordados os seguintes pontos: o conceito de abjeção nas artes a partir de Kristeva e a forma como o conto machadiano antecipa alguns de seus elementos; a ambiguidade na constituição das personagens que encaminham-se para uma condição monstruosa extrema, dando destaque a função dúbia do médico no final do século XIX aqui representado sob a imagem do personagem Garcia; a noção de Schadenfreude, prazer estético ou moral na dor alheia; e por fim a condição do leitor frente a esta obra ambígua, inquietante e insólita.”

Leia o ensaio completo

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: