“A proposta do estudo é mostrar de que forma um elemento narrativo, o espaço, pode funcionar de forma decisiva para a construção do clima de terror em narrativas fantásticas. Para esse objetivo, tomaremos como objeto de análise seis contos de Poe: ‘Berenice, ‘A queda do solar de Usher’, ‘O gato preto’, ‘O barril do Amontilado’, ‘O retrato oval’ e ‘O poço e o pêndulo’, porque neles observa-se que a hesitação é construída especialmente pelas configurações espaciais e que tal hesitação, instalada tanto no plano da diegese quanto no da leitura, desencadeia a ambientação de terror nas narrativas. As teorias de T. Todorov, Louis Vax e Remo Ceserani serão os principais suportes teóricos para o entendimento da ambientação do terror/fantástico; no que tange à compreensão das construções espaciais, serão utilizadas as noções de heterotopia, utopia e atopia de Michel Foucault, e de espaço liso e estriado de Gilles Deleuze e Félix Guattari; e, por fim, o próprio Poe entra como voz teórica, com as suas filosofias, a da composição e a do mobiliário.”
21 de julho de 2014
21 julho, 2014 at 9:28
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