“Carmilla”, de Sheridan Le Fanu e “61 Cygni”, de Fausto Cunha: o corpo amorfo e a sexualidade em conflito (Ramiro Giroldo)

“O trabalho toma como objetos de estudo o romance Carmilla (1872), de J. Sheridan Le Fanu, e o conto ’61 Cygni’as1a (1960), de Fausto Cunha. O romance trata de uma vampiresa cuja presença perturba a ordem patriarcal em seus parâmetros morais. Dotada de nuances homoeróticos, a obra associa a orientação sexual da personagem título à transformação corpórea pela qual ela passa diante dos mantenedores do estado vigente. Quando se transmuta e assume a real forma de vampiresa, a personagem perde suas formas e se revela uma forma negra de ‘grande e palpitante massa’. No conto de Fausto Cunha, uma mulher solitária e reprimida ganha a noite à procura de companhia masculina para lhe satisfazer os desejos sexuais. Nas margens de uma lagoa, é atacada por um ser alienígena disforme que envolve seu corpo e o violenta como que em um estupro. O contato com a criatura resulta em um apagamento da identidade de Ruth, que perde o controle e a posse de seu corpo. Em ambos os textos, o de Fanu e o de Cunha, pode ser observada uma associação entre a repressão sexual e o corpo que não possui contornos discerníveis. Cada texto, porém, lida com a questão de acordo com os paradigmas de sua época. O trabalho proposto pretende discutir a instância segundo um viés comparativo, amparado em noções propostas por Noel Carroll em A Filosofia do Horror e nas percepções de Sigmund Freud acerca do prazer e da civilização, apresentadas em O Mal-Estar na Civilização.”

Leia o ensaio completo

(*) Artigo originalmente submetido para os Anais do III Colóquio ‘Vertentes do Fantástico na Literatura’.

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: