O temor do além e a subversão do real (Maria da Glória Bordini)

Os preferidos do público foi um caso raro em nossa tradição crítica. Um livro, escrito por professores universitários brasileiros, exclusivamente dedicados aos gêneros literários populares. Publicado em 1987, pela Editora Vozes, a coletânea de ensaios organizada por Regina Zilberman recobria os então chamados “gêneros da literatura de massa”: o horror, a ficção científica, a aventura, o erotismo, o suspense, a narrativa policial, o western e até a literatura infantil ganharam ensaios de autores como Marisa Lajolo e José Paulo Paes.

O capítulo dedicado à literatura de horror foi assinado pela Professora da UFRGS Maria da Glória Bordini. Tomamos aqui a liberdade de disponibilizá-lo, no link abaixo. Não é nossa intenção desrespeitar direitos autorais, apenas tornar acessível aos  interessados na relação entre medo e literatura um ensaio há muito esgotado.

Leia o ensaio completo

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: