Frases (XVIII)

“ ‘Como você consegue ler isso?’

784092Eu me lembro de que me perguntavam isso todas as vezes que me encontravam com uma coleção de histórias de horror, um romance de vampiro ou qualquer livro com uma capa vagamente sinistra. Substitua ‘ler’ por ‘assistir’ e a mesma pergunta pode ser ouvida toda vez que um novo filme de fantasma, de monstro ou um slasher estreia: ainda que os filmes de horror sejam muito lucrativos, eles não são realmente respeitados. O medo, ao que parece, não está entre as refinadas emoções pelas quais a crítica procura na alta arte.

Mas o horror está sempre conosco. Ele esconde-se nos cantos escuros da alma e nas sombras que entremeiam as luzes mais brilhantes. Ele é o medo corrosivo de que a plácida superfície de nosso mundo possa ser, e de fato seja, destroçada por forças que estão fora de nosso controle. Por esta razão, a humanidade tenta, com graus variados de sucesso, iluminar os lugares obscuros do mundo e de nossas mentes. Dessa maneira, espera-se que a luz do conhecimento destrua as desconhecidas forças do mal que nos rondam e leve nossas vidas de volta a uma felicidade imaginária surgida de algum passado esquecido ou de um futuro quimérico.”

Jason Colavito. Knowing Fear: Science, Knowledge and the Development of the Horror Genre.

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

