Lançamento do livro “O fantástico brasileiro – Contos esquecidos” de Maria Cristina Batalha

O fantástico brasileiro – Contos esquecidos, antologia organizada pela professora da UERJ Maria Cristina Batalha, será lançada no dia 24 de agosto de 2011, às 19:30 na Livraria da Travessa – Rua Visconde de Pirajá, 572. (Para maiores informações o telefone da livraria é 3205-9002)

Em O fantástico brasileiro: contos esquecidos, Maria Cristina Batalha resgata quinze narrativas fantásticas, dispersas em antologias, coletâneas, jornais e revistas, primeiras edições do começo do século XIX e início do século XX. A autora evitou, após um exame de coletâneas de contos fantásticos anteriores, reapresentá-los aqui, deixando de lado, de propósito, autores já identificados com a estética do fantástico, por serem já amplamente conhecidos, e privilegiou autores canônicos da literatura brasileira, como João do Rio, Aluísio Azevedo, Machado de Assis, Lima Barreto, Valdomiro Silveira, Coelho Neto, Hugo de Carvalho Ramos e Afonso Arinos.

Maria Cristina Batalha adverte na “Introdução” que não existem limites entre “fantástico”, “maravilhoso”, “realismo mágico”, lembrando a existência de uma certa fisionomia no universo mental e imaginário da produção ficcional do período e o caráter marginal que a crítica reservou ao gênero fantástico.

Compre o livro pelo site da livraria

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: