O Prazer do Medo (Alfred Hitchcock)

Na data de amanhã, celebraremos o aniversário de 31 anos da morte do cineasta inglês Alfred Hitchcock. Não só sua vasta produção cinematográfica, mas também seus textos e entrevistas são ”aulas” sobre o efeito do medo. E para comemorar, publicamos O Prazer do Medo, uma exposição do terror e do suspense hitchcockianos feita pelo próprio Hitchcock.

”E isso é só o começo. Para cada pessoa que busca o medo no sentido real, pessoal, há milhAlfred Hitchcock Aimsões que o procuram de forma indireta, no teatro e no cinema. Nos auditórios escuros, identificam-se com os personagens fictícios que estão sentindo medo, e experimentam, eles próprios, as mesmas sensações (o pulso acelerado, a palma da mão alternadamente seca e úmida etc.), mas sem ter que pagar o preço. Que o preço não precise ser pago — na verdade, não deva ser pago — é o que importa. Consideremos, por exemplo, uma clássica situação de medo: a lendária, apesar de agora tristemente obsoleta, serra circular se aproximando da heroína amarrada e amordaçada. Se esse angustiante contratempo tivesse que existir na vida real, a experiência emocional da desamparada jovem à medida em que a serra se aproximasse seria qualquer coisa, menos agradável. Mesmo que alguém apenas visse uma pessoa real correndo esse risco, seria extremamente desagradável. A matrona suburbana, cujos olhos saltam das órbitas de excitação enquanto a lâmina cinematográfica se aproxima do pescoço cinematográfico, sem dúvida alguma cairia desmaiada se encontrasse em sua casa um problema semelhante. Por que será, então, que o aprecia no cinema?”

Leia o ensaio completo, em inglês

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: