II Simpósio “O Medo como Prazer Estético: o Insólito, o Horror e o Sublime nas Narrativas Ficcionais

Coordenação: Alexander Silva (UFG) e Julio França (UERJ).

Local: Instituto de Letras da UERJ

Data: 18 a 20 de Abril de 2011

 Leia os Anais

Comunicações:

“Prefácio a uma Teoria do ‘Medo Artístico’ na Literatura Brasileira”

Júlio França (UERJ)

“Escuro e Rouco como as Coisas que Não têm Depois”: o Medo em Caio Fernando Abreu

Bruno Austríaco do Canto (UERJ)

“Medo da Escuridão: Racismo e Monstruosidade em Monteiro Lobato e Stephen Crane”

Alexander Meireles Da Silva (UFG)

“Zumbis, Vampiros, e… Jane Austen: a Emergência do Mash-up Literário”

Anderson Soares Gomes (UFRRJ)

“Clio Monstruosa: o Insólito e a História na Literatura do Século XIX”

Ana Claudia Aymoré Martins (UFAL)

“Pegadas de Demônios: Incursões no Fantástico”

Patrícia Alves Carvalho Corrêa (UERJ/ Colégio Pedro II).

“O Homem da Areia, de E. T. A. Hoffmann: entre o Medo e a Loucura”

Claudia Almeida Ferreira (UERJ)

“O Diabo como manifestação do fantástico no conto O Jovem Goodman Brown”

Fabianna Simão Bellizzi Carneiro (UFG)

“Um Lugar para o Medo”

Camila Mello (UFRJ)

“A Mutilação como Meio de Sobrevivência na Ficção de Chuck Palahniuk”

Claudio Vescia Zanini (UFRGS)

“Ambiguidade e Terror em Outra Volta do Parafuso, de Henry James

Ana Paula Araújo dos Santos (UERJ)

“Entre o Divino e o Demoníaco: considerações acerca d’A História Trágica do Dr. Fausto de Marlowe e do Fausto de Goethe”

Magali dos Santos Moura (UERJ)

“O Lugar do Horror da Literatura”

Jorge Fernando Barbosa do Amaral (UFRJ)

“O Fator da Repetição no Estranho”

Julia Teitelroit Martins (PUC-RIO).

“Estratégias Narrativas das Emoções do Medo: o Insólito em Lúcio Vira Bicho”

Luciana Leão Brasil (UNIVÁS)

Phóbos, o ‘Medo que Aniquila’ e Déos, o ‘Medo que Conscientiza’ o Herói Homérico”

Luciene de Lima Oliveira (UERJ/UFRJ)

“O Terror Decadentista no Romance No Hospício, de Rocha Pombo”

Pedro Puro Sasse da Silva (UERJ)

“O Insólito em Contos Amazônicos: Inglês de Souza sob a Perspectiva do “Horror Artístico”

Raphael da Silva Camara (UERJ).

“Quem tem Medo do Cobrador? – A Sociedade e a Literatura Contemporânea no Conto O Cobrador, de Rubem Fonseca”

Luciano Cabral da Silva (UERJ)

“Ecos da Pulp Era no Brasil: O Monstro e Outros Contos, de Humberto de Campos”

Ana Carolina de Souza Queiroz (UERJ)

“Elementos Góticos no Conto Venha Ver o Pôr-do-Sol, de Lygia Fagundes Telles”

Isabelle Rodrigues de Mattos Costa (UERJ)

“O Leitor Cruel: Sadismo e Curiosidade em A Causa Secreta, de Machado de Assis”

Jonatas Tosta Barbosa (UERJ)

“Crenças de bruxaria como fontes do horror artístico no conto A Feiticeira, de Inglês de Souza”

Monique de Figueiredo Pereira Fonseca (UERJ)

“A Monstruosidade de Ângela: as Macabras Personagens Femininas de Álvares de Azevedo”

Karla Menezes Lopes Niels (UERJ)

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: