Ciranda de Pedra (Lygia Fagundes Telles)

“(…) Deixou-se vestir passivamente. Adiantara-se muito, adiantara-se demais. ‘Agora ela sabe que eu sei.’ Cravou em Luciana o olhar aflito. A fisionomia da moça continuava impassível. ‘Ela finge que não se importa mas está com vontade de me esganar.’ Quando sentiu no pescoço seus dedos frios abotoando-lhe a gola, teve um arrepio misturado a uma estranha sensação de gozo. Viu-se morta, com a grinalda da sua primeira comunhão. Trazidas por Frau Herta, vestidas de preto, chegavam Bruna e Otávia debulhadas em pranto. ‘Nós te desprezamos tanto e agora você está morta!’ Aos pés do caixão, quase desfalecido de tanto chorar, o pai lamentava-se: ‘Era a minha filhinha predileta, a caçula, a mais linda das três!’. Muito pálido dentro da roupa escura, Conrado apareceu com um ramo de lírios. ‘Ia me casar com ela quando crescesse.’ Alguém se aproximou de Frau Herta. ‘Mas e onde está Daniel, por que não veio ao enterro?’ E Frau Herta, em voz bem alta, para quem quisesse ouvir: ‘Ele fugiu com Luciana, fugiram os dois, a estas horas estão se divertindo juntos, rindo e cantando era uma vez duas ninfas que moravam num bosque…’ (…)”

Compre o livro Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

2 respostas para “Ciranda de Pedra (Lygia Fagundes Telles)

Deixe um comentário

