“Dagon”, “O intruso” e “O inominável”: uma leitura do insólito na composição do horror cósmico de H. P. Lovecraft (Bruno da Silva Soares)

“O ensaio se propõe a analisar o insólito e sua relação com o horror na obra ficcional do escritor americano Howard Philips Lovecraft. O corpus escolhido para esta análise é composto de três contos do autor: O Inominável, O Intruso e Dagon. Cada um apresenta uma construção singular do uso da estética lovecraftiana, propiciando à análise, concepções plurais de sua estética. O Inominável uma escolha que, dentre as três obras, podemos considerar como a que mais se concentra no que poderíamos chamar de estilo lovecraftiano, serve-nos de base comparatista. Já O Intruso, inverte o foco narrativo tradicional do horror: o horror parte do sobrenatural para o real, criando uma atmosfera incomum. Por fim, Dagon sustenta-se no Cthulhu Mythos, o panteão cosmogônico criado por Lovecraft e que vem sendo ampliado por outros autores posteriores.”

Leia o ensaio completo

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: