A questão da criança em “O Iluminado”, de Stephen King (Mateus A. F. dos Santos Alves e Alexander Meireles da Silva)

“(…) Em passagens anteriores Tony aparece para Danny e apresenta os perigos que irão ocorrer no hotel Overlook, e mesmo assim há uma esperança por parte da criança, ele quer dar uma outra chance ao seu genitor, como se fosse uma espécie de remissão. Acontece o inverso, com a entrada da família nesse hotel, só há sofrimento, Jack volta a beber, Danny passa a ser atormentado pelas forças malignas, Wendy a sua mãe fica em fora de sintonia com tais forças, mas mesmo assim em busca da paz. A luta da Luz (Danny, Wendy, Halloran) contra a Escuridão (Jack, seres malignos do hotel, fantasmas, almas perdidas, topiarias que criam vida e entre outra criaturas). Jack tenta matar a sua família, a qualquer custo dominado pelas forças ocultas, Danny pede ajuda de Hallorann através da telepatia, ele está de férias em outra cidade, em Flórida, Hallorann consegue chegar ao Overlook.

O narrador também passa a chamar Jack de ‘a coisa’, e dá a perceber a transformação do personagem através do ambiente:

A coisa correu pelo porão e entrou no brilho amarelo pálido da sala da fornalha. Babava de medo. Estivera tão perto, tão perto de arrebatar o menino com seu poder terrível. Não poderia perder agora. Não podia acontecer. Regularia a caldeira e depois castigaria o menino severamente. (…)”

Leia o ensaio completo

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Uma resposta para “A questão da criança em “O Iluminado”, de Stephen King (Mateus A. F. dos Santos Alves e Alexander Meireles da Silva)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: