A arquitetura do leitor modelo: “A Filosofia da Composição” de Edgar Allan Poe (Julio França)

“(…) Não por acaso, tanto Aristóteles quanto Poe são alvos da acusação de produzirem reflexões não sobre alta arte, mas sobre espécies menos nobres e mais populares – a tragédia grega, os contos de horror. De fato, como bem observa Eco, ‘se nos ativermos às ideias aristotélicas para a construção de um mythos que produza um ergon eficaz, cai-se inevitavelmente no midiático’. Tomar ‘A Filosofia da Composição’ como uma peça em que se defende que a arte é exclusivamente produção de emoções seria igualar Poe, nas palavras de Eco, a ‘um roteirista de Dallas’.

Para Eco, Poe escaparia da ‘armadilha midiática’ porque, assim como Aristóteles, possuía em mente outros princípios formais, como ‘o cálculo dos versos, a análise da musicalidade do never more, o calculado contraste visual entre o busto branco de Pallade e o negror do corvo, e todo o resto que faz de “O corvo” uma composição poética e não um filme de terror’.

O mistério que o ensaio de Poe não revela é justamente quais são os outros princípios formais da narrativa de horror. Fiel a lição aristotélica, Poe nos deu as diretrizes básicas: o enredo é o elemento dominante, as emoções do leitor são as metas a serem buscadas. Mas o que permitiria à narrativa de horror escapar da “armadilha midiática” e ser mais do que um artefato produtor de sustos? (…)”

Leia o ensaio completo

Anúncios

Sobre William Wilson

"Eu descendo de uma raça que se distinguiu, em todos os tempos, por um temperamento criativo e facilmente irritável; e que, desde a minha infância, provou que eu herdara por completo o caráter de minha família." Ver todos os artigos de William Wilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: