“A literatura do medo nos contos de Clarice Lispector” (Carolina Luiza Prospero)

26 de janeiro de 2013 § 1 Comentário

“A presente pesquisa busca analisar o medo nos contos de Clarice Lispector. Indícios do interesse da autora por esta temática podem ser observados em todas as vertentes de sua produção artística, o que nos leva a refletir sobre como ela se manifesta e como conduz a caracterização e a ação das personagens. Para isso, investigaremos quinze contos selecionados da obra de Lispector que, cronologicamente, contemplam toda a sua trajetória de contista. O conceito freudiano de Unheimlich e a relação que o filósofo Kierkegaard estabelece entre medo e liberdade são algumas das bases teóricas deste trabalho. Além disso, teremos como elemento comparativo a literatura de horror sobrenatural que se constrói a partir do século XVIII – concentrando-nos principalmente nas obras de Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e Algernon Blackwood.”

Leia o ensaio completo

About these ads

Marcado:, , , ,

§ Uma Resposta para “A literatura do medo nos contos de Clarice Lispector” (Carolina Luiza Prospero)

  • […] A presente pesquisa busca analisar o medo nos contos de Clarice Lispector. Indícios do interesse da autora por esta temática podem ser observados em todas as vertentes de sua produção artística, o que nos leva a refletir sobre como ela se manifesta e como conduz a caracterização e a ação das personagens. Para isso, investigaremos quinze contos selecionados da obra de Lispector que, cronologicamente, contemplam toda a sua trajetória de contista. O conceito freudiano de Unheimlich e a relação que o filósofo Kierkegaard estabelece entre medo e liberdade são algumas das bases teóricas deste trabalho. Além disso, teremos como elemento comparativo a literatura de horror sobrenatural que se constrói a partir do século XVIII – concentrando-nos principalmente nas obras de Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e Algernon Blackwood.  […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento “A literatura do medo nos contos de Clarice Lispector” (Carolina Luiza Prospero) no ensaios sobre literatura do medo.

meta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 93 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: